O governador Ibaneis Rocha anunciou neste sábado (20) novas ações voltadas às pessoas com deficiência (PcDs) no Distrito Federal. Entre as medidas estão a possibilidade de cadastro nos programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) e a entrega de moradias gratuitas.
Agora, mesmo quem já recebe o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC), do governo federal, poderá participar de iniciativas como o Prato Cheio e o Aluguel Social. Equipes da Sedes farão cadastros diretamente nas comunidades e junto a entidades representativas.
Ibaneis também confirmou a destinação de moradias sociais para esse público. No Residencial Tamanduá, no Recanto das Emas, mais de 1,1 mil lotes serão entregues a PcDs. Além disso, 400 casas em Ceilândia já estão em fase de repasse. Os contemplados receberão ainda o Cartão Construção, com R$ 15 mil para erguer a residência, além da escritura e projeto fornecido pela Codhab.
O secretário da Pessoa com Deficiência, Willian Ferreira da Cunha, destacou que o DF vem ampliando políticas públicas de inclusão e acessibilidade, reforçando a dignidade desse público.
Além das ações habitacionais e sociais, o governo também tem promovido iniciativas de empregabilidade, transporte acessível, atividades esportivas e emissão de documentos de identificação específicos para PcDs e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
