O rapper Gustavo da Hungria Neves, 34 anos, conhecido artisticamente como Hungria Hip Hop, foi internado às pressas na manhã desta quinta-feira (20) no Hospital DF Star, em Brasília. Segundo boletim médico, o artista apresentava cefaleia, náuseas, vômitos, turvação visual e acidose metabólica, sintomas compatíveis com intoxicação por metanol.
A equipe médica informou que o rapper foi admitido no pronto-socorro do hospital, que possui suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e segue em acompanhamento especializado.
A assessoria de imprensa do artista confirmou que a internação está relacionada à ingestão de bebida adulterada, em circunstâncias semelhantes às ocorridas em São Paulo, onde seis pessoas já morreram por suspeita de envenenamento com metanol.
Em razão do quadro clínico, o show que Hungria faria nesta sexta-feira (3/10), em Ribeirão das Neves (MG), foi cancelado. Em nota, a equipe anunciou que todas as apresentações do fim de semana serão remarcadas.
Veja a nota oficial da Secretaria de Saúde
Na manhã desta quinta-feira (2), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) foi notificada de um possível caso suspeito de intoxicação por metanol atendido no Hospital DF Star.
O caso cumpre os critérios da definição de caso suspeito, de acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, mas ainda permanece em investigação pela Vigilância Epidemiológica por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (CIEVS-DF).
A Secretaria de Saúde do DF intensificou as ações de fiscalização em bares, restaurantes, quiosques, trailers e distribuidoras do Distrito Federal, em virtude do caso suspeito de intoxicação por metanol no DF.
Nesta quinta-feira (2), a Vigilância Sanitária do DF realizou a interdição da distribuidora onde foi registrada a compra da bebida suspeita, por falta de licença de funcionamento e comercialização de bebidas alcoólicas clandestinas.
Após investigação, a Vigilância Sanitária identificou que, além do consumo na distribuidora, mais unidades da mesma bebida foram adquiridas em uma rede de supermercados 24 horas da capital. A partir da identificação do lote suspeito, foi realizada interdição cautelar do estoque de toda a rede. As amostras foram encaminhadas para análise laboratorial do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (Mapa). A rede de supermercados está dando suporte à apuração da ocorrência. Todas as notas fiscais dos produtos foram apresentadas à Vigilância Sanitária a fim de dar continuidade à ação.
A Secretaria de Saúde do DF destaca que, na ocorrência de um caso suspeito de intoxicação por metanol, deve ser realizado contato com o CIATox por meio dos telefones 99288-9358 e 0800 644 6774 para orientações do manejo clínico.
Além disso, deve ser realizada notificação imediata obrigatória ao CIEVS/DF com preenchimento e envio da ficha de intoxicação exógena do SINAN para o e-mail notificadf@saude.df.gov.br.
