policiaA Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), uma operação conjunta entre as 26ª e 32ª Delegacias de Polícia, em Samambaia Norte e Sul, para desarticular uma associação criminosa formada por cinco homens suspeitos de realizar roubos a residências e comércios na região.
De acordo com as investigações, no dia 9 de setembro, o grupo cometeu dois assaltos a residências em Samambaia. Em ambos os casos, três criminosos usaram camisetas com o logotipo da Polícia Civil e se apresentaram como agentes públicos. As vítimas, acreditando tratar-se de policiais, abriram o portão e foram rendidas sob ameaça de armas de fogo.
Após roubarem diversos pertences, os assaltantes trancaram as vítimas e seguiram para outra casa próxima, onde repetiram o mesmo modo de agir.
As apurações mostraram que os suspeitos se conheceram no sistema prisional, onde a maioria já cumpria pena por roubo. Três deles estavam em regime semiaberto e deveriam estar trabalhando no momento dos crimes. Outro integrante cumpria prisão domiciliar, monitorado por tornozeleira eletrônica. O quinto suspeito foi preso dias depois, em flagrante, durante o roubo de uma caminhonete em Samambaia.
Nesta terça-feira, a PCDF cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão, expedidos pela Justiça. Os investigados responderão por roubo majorado e associação criminosa armada, crimes que podem resultar em penas de 8 a 20 anos de prisão.

