O Distrito Federal voltou ao radar político com a divulgação de uma nova pesquisa de opinião. Levantamento quantitativo realizado pelo Instituto Ipespe entre os dias 27 e 29 de outubro de 2025 mostra o cenário eleitoral para a disputa presidencial, o Governo do Distrito Federal e as duas vagas ao Senado nas eleições de 2026.
A consulta, feita por telefone com 800 eleitores a partir de 16 anos, é representativa da população votante do DF. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95,5%.
Presidência da República
No cenário estimulado para presidente, o presidente Lula aparece à frente com 28% das intenções de voto. Em seguida, surge o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com 19%. O deputado federal Eduardo Bolsonaro ocupa o terceiro lugar, com 14%, seguido pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com 12%.
Na sequência, Ciro Gomes registra 7%, enquanto Ratinho Jr., Romeu Zema e Eduardo Leite empatam com 2% cada. Brancos e nulos somam 10%, e 4% dos entrevistados não souberam responder.
O levantamento mostra também que, no conjunto, candidatos posicionados mais à direita do espectro político agregam cerca de metade das intenções de voto do eleitorado brasiliense.
Governo do Distrito Federal
Entre os nomes avaliados para o Governo do Distrito Federal, Celina Leão lidera em todos os cenários testados. Na lista mais completa, a atual vice-governadora registra 28% das intenções de voto.
Na segunda colocação aparece o ex-governador José Roberto Arruda, com 14%. Leandro Grass tem 12%, seguido pelo deputado federal Fred Linhares, com 10%. Em patamar inferior, Izalci Lucas e Ricardo Capelli empatam com 4% cada. Eleitores indecisos representam 8%, e 19% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo.
A segmentação dos dados reforça a vantagem de Celina Leão entre homens e no eleitorado evangélico. Arruda apresenta melhor desempenho entre eleitores de menor renda e escolaridade. Grass é mais competitivo entre jovens, eleitores com ensino superior e renda mais alta. Já Fred Linhares se destaca entre jovens e eleitores com renda e escolaridade intermediárias.
Senado Federal
Na disputa pelas duas vagas ao Senado, há empate técnico na liderança entre o governador Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro, ambos com 21% das intenções de voto. Leila do Vôlei aparece com 15%, seguida por Erika Kokay, com 14%. Bia Kicis registra 8%. Brancos e nulos totalizam 18%, e 2% não souberam responder.
Ibaneis tem desempenho mais uniforme entre os diferentes segmentos do eleitorado, com ligeira vantagem entre eleitores de menor renda e escolaridade. Michelle Bolsonaro registra seus melhores índices entre homens e evangélicos. Entre mulheres, jovens e eleitores com ensino superior, o cenário é mais competitivo entre os quatro principais nomes.
