O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, na noite desta terça-feira (11), mais uma edição da Operação Sossego, desta vez na região administrativa de Águas Claras. A ação ocorreu entre 21h e 23h e contou com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Durante a operação, foram abordados 160 motociclistas. As equipes de fiscalização registraram cinco casos de alcoolemia, cinco condutores inabilitados, duas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) vencidas e duas motocicletas com alteração de característica original.
Além disso, treze motocicletas foram autuadas por escapamento irregular e dez por sistema de iluminação modificado. Também houve uma autuação por uso incorreto da viseira do capacete e outras dez por infrações diversas.
A ação mobilizou 20 agentes de trânsito e dez viaturas, com o apoio de uma equipe da PMDF.
A Operação Sossego tem como objetivo retirar de circulação motocicletas com escapamentos irregulares ou sistemas de descarga que provoquem ruído excessivo, comprometendo o sossego e a segurança no trânsito.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com escapamento irregular é infração grave, sujeita à multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.

