Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra o HIV, celebrado nesta segunda-feira (1º), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) promoveu uma ação de mobilização no Plano Piloto para ampliar o acesso à testagem rápida, orientar a população sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e reforçar as medidas de prevenção. A iniciativa também marcou o início da campanha Dezembro Vermelho e contou com a distribuição gratuita de preservativos e lubrificantes.
Segundo Jaqueline Marques, responsável pelo Núcleo de Testagem e Aconselhamento (NTA) da SES-DF, levar o serviço para áreas de grande circulação é fundamental para ampliar o diagnóstico precoce.
“Saímos das quatro paredes e viemos para um local de grande fluxo para que mais pessoas tenham acesso à testagem, que é gratuita”, afirmou.
A gestora destaca ainda que o estigma em torno da doença precisa ser superado.
“A prevenção e a informação são fundamentais para que as pessoas deixem de lado o medo de fazer o teste. Hoje, ninguém mais morre de HIV. Se há o diagnóstico, o tratamento é iniciado imediatamente. A pessoa infectada pode ter excelente qualidade de vida e até nem desenvolver a Aids”, completou.
Serviço – Testagem em Brasília
Quem não conseguiu participar da mobilização desta segunda-feira pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Brasília, que oferece gratuitamente exames para diversas ISTs, tratamento especializado e acompanhamento individualizado.
-
Local: Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedin), EQS 508/509 – Asa Sul
-
Coleta de sangue: das 7h às 11h e das 13h às 17h
-
Demais atendimentos: das 7h às 12h
