Faltando poucos dias para o início oficial do Carnaval, o clima de folia já se espalha pelo Distrito Federal. No último fim de semana, diversos blocos de pré-Carnaval animaram o público e fizeram o esquenta para a maior festa popular do país na capital.
Um dos destaques do pré-Carnaval de Brasília em 2026 foi o Suvaco da Asa. Tradicional e querido pelos foliões, o bloco levou às ruas a força cultural do Carnaval de Pernambuco, com ritmos como frevo, ciranda, samba e mangue beat. A diversidade musical refletiu o perfil multicultural da capital federal.
No sábado (7), durante a apresentação no Eixo Cultural Ibero-Americano, o Suvaco da Asa foi condecorado pela Corte Real do Samba, formada pelo Rei Momo e pela Rainha do Carnaval, com a chave simbólica do Carnaval de Brasília, marcando oficialmente a abertura da festa na cidade. O reconhecimento celebra os 20 anos de trajetória do bloco, consolidado como um dos principais símbolos da folia brasiliense.
A programação do Suvaco contou ainda com apresentações de Chico Science e Nação Zumbi Cover, Orquestra Marefreboi, Dhi Ribeiro e DJ Lane D’Olinda, reunindo grande público.
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, o pré-Carnaval reforça a identidade cultural do Distrito Federal. “O pré-Carnaval de Brasília mostra a força da nossa cultura popular e a diversidade que define o DF. Cada bloco que ocupa ruas e praças carrega identidade, memória e pertencimento. A Secretaria tem o compromisso de apoiar essas manifestações, que movimentam a economia criativa e reafirmam Brasília como um território de encontros e liberdade cultural”, afirmou.
Também no sábado, o bloco Marchinha 60+ levou irreverência e tradição ao Setor Bancário Sul, celebrando as clássicas marchinhas carnavalescas e promovendo a inclusão de foliões da melhor idade.
Além disso, o fim de semana de pré-Carnaval contou com apresentações dos blocos Tá Chic, Tá Bacana (Riacho Fundo II), Desodorante do Suvaco (Cruzeiro Velho), Galo Cego (Setor Bancário Sul) e Bloco do Pretinho (Varjão).
