A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) arquivou mais um pedido de impeachment contra o governador Ibaneis Rocha (MDB). A decisão foi formalizada em despacho assinado pelo presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), na segunda-feira (9).
O requerimento foi protocolado por Antônio Vitor Leitão, servidor da Secretaria de Educação do DF. A Procuradoria-Geral da CLDF analisou o pedido e, em parecer emitido em 4 de fevereiro, recomendou o arquivamento sumário por ausência de requisitos legais.
De acordo com o parecer jurídico, o documento não apresentou prova de legitimidade ativa do denunciante, nem individualizou de forma clara a conduta atribuída ao governador. Também apontou inexistência de justa causa e ausência de indícios mínimos que sustentassem as acusações.
O requerimento estava relacionado a suspeitas envolvendo negociações entre o Banco de Brasília (BRB) e o Banco Master, incluindo a compra de carteiras de crédito e uma suposta tentativa de aquisição da instituição privada. As alegações citavam possíveis crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, fraude, manipulação de mercado e improbidade administrativa, mas foram consideradas sem fundamentação suficiente.
Posição do governador
Ibaneis Rocha afirmou que o pedido teve motivação política e disse que outros requerimentos devem ter o mesmo desfecho.
“Como a motivação é só política, esse será o caminho de todos os pedidos”, declarou.
