Uma operação integrada entre o Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás (PMGO) e o Batalhão Rural da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) resultou na apreensão de cerca de três toneladas de agrotóxicos de origem chinesa com indícios de contrabando, na manhã desta terça-feira (11).
A ação teve início após informações do serviço de inteligência apontarem o transporte irregular da carga. Em Acreúna (GO), equipes da PMGO interceptaram uma van que levava grande quantidade de defensivos agrícolas com suspeita de entrada ilegal no país.
A partir da abordagem, as diligências se estenderam ao Distrito Federal. No Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), o Batalhão Rural da PMDF localizou o depósito onde o restante do material estava armazenado. No galpão, os policiais também encontraram quatro galões de fertilizantes sem licenciamento e sem identificação adequada.
O responsável pelo imóvel não apresentou nota fiscal dos produtos nem autorização para comercialização. Diante das irregularidades, toda a carga foi apreendida e encaminhada à 5ª Delegacia de Polícia, onde passará por perícia técnica e demais procedimentos legais.
Foram detidos o motorista responsável pelo transporte da carga, em Goiás, e o responsável pelo depósito, no Distrito Federal.
Segundo as corporações, a operação reforça a atuação integrada das forças de segurança no combate ao contrabando e à comercialização ilegal de produtos que podem representar riscos à saúde pública, ao meio ambiente e à economia formal.

