PCDF investiga desvio de cetamina em clínicas veterinárias

Investigação aponta que clínicas veterinárias teriam sido usadas para desviar medicamento controlado e abastecer o tráfico de drogas no Distrito Federal.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Katharmos para desarticular um grupo suspeito de desviar cetamina de uso veterinário e abastecer o tráfico de drogas no Distrito Federal. A ação, coordenada pela 5ª Delegacia de Polícia, identificou uma rede de fornecimento da substância com origem em Goiás.

As investigações começaram após a análise de materiais apreendidos em uma fase anterior da operação. Os policiais descobriram que traficantes do DF compravam cetamina de fornecedores goianos por meio de pagamentos eletrônicos, entregas interestaduais e empresas ligadas ao setor veterinário.

Durante as diligências, a PCDF identificou suspeitos responsáveis pela logística e pelo recebimento dos medicamentos, além de profissionais da área veterinária que, segundo a investigação, adquiriam grandes quantidades de cetamina incompatíveis com a rotina das clínicas.

Levantamentos feitos junto a órgãos de fiscalização apontaram a compra de 1.259 frascos de cetamina por um dos investigados e de outros 1.936 frascos por outro. Segundo a polícia, os volumes seriam suficientes para anestesiar dezenas de milhares de animais, quantidade considerada incompatível com a atividade declarada.

As investigações também revelaram que as clínicas vinculadas aos suspeitos não possuíam autorização para comercializar medicamentos veterinários à base de cetamina, reforçando a suspeita de desvio da substância para o mercado ilegal.

Durante o cumprimento dos mandados, um veterinário foi preso em flagrante após a polícia encontrar 21 frascos de cetamina em uma clínica de pequeno porte. Conforme a PCDF, a quantidade seria suficiente para abastecer o zoológico por cerca de um ano.

Com autorização judicial, os policiais realizaram buscas em Goiânia, Luziânia, Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental. Nas ações, equipes apreenderam entorpecentes em uma clínica e em uma residência, além de prender dois homens por tráfico de drogas, um em Goiânia e outro em Luziânia.

Últimas