O prazo de inscrições para estudantes que queiram ingressar na rede pública de ensino no próximo ano letivo vai até domingo (24). Mas, a cinco dias do fim do período, o número de novos estudantes que se inscreveram é praticamente a metade do registrado em 2020. Até as 14h desta terça-feira (19), foram 15.987 inscrições, realizadas pelo telefone 156 e pela internet. No ano passado, o período de inscrições totalizou 31.974 cadastros.
É provável que muitas pessoas tenham deixado para o fim do prazo, o que pode causar problemas. Por isso, a Secretaria de Educação alerta os interessados para que providenciem a inscrição o quanto antes, pela internet — onde o prazo foi aberto em 28 de setembro — ou pelo 156 — aberto para inscrições desde 5 de outubro.
“Isso sinaliza que muita gente pode estar deixando para a última hora, o que não é recomendável. Sempre há risco de congestionamento de linha telefônica e até do próprio site, quando muitas pessoas tentam o acesso ao mesmo tempo”, alerta a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Mara Gomes.
“Quem perder a inscrição agora terá nova chance, mas com possibilidade bem menor de ser direcionado para uma escola o mais perto possível da residência ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis”, completa a subsecretária.
Como proceder
As inscrições são exclusivamente para o ingresso de novos estudantes na educação infantil (pré-escola), no ensino fundamental e no ensino médio. Para ser cadastrada, é preciso que a criança complete 4 anos até 31 de março de 2022.
Pelo telefone, basta ligar para 156, opção 2, das 7h às 21h, nos dias úteis, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Pelo site, é possível fazer a inscrição durante as 24 horas do dia.
No ato, o interessado precisa informar o número do CPF do estudante que será inscrito e o CEP da residência em que mora ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis. Com essas informações, a Secretaria de Educação vai direcionar os novos estudantes para escolas o mais próximo possível da residência ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis.
Resultado e efetivação da matrícula
A previsão é divulgar o resultado no dia 21 de dezembro de 2021, no site da Secretaria de Educação. Nessa data, os interessados vão saber para qual escola serão direcionados. As matrículas deverão ser efetivadas de 4 a 11 de janeiro de 2022. As orientações sobre o procedimento serão divulgadas oportunamente.
Ensino especial
O cadastro e a triagem de novos estudantes especiais, como também o remanejamento dos que já são matriculados em escolas da rede pública de ensino do DF, serão realizados até o dia 29 de outubro.
No caso de inscrição e triagem, os interessados devem se dirigir à regional de ensino mais próxima da casa ou do trabalho dos pais ou responsáveis. Para remanejamento (transferência de uma escola pública para outra), é necessário ir à secretaria da unidade escolar onde o estudante está matriculado.
A renovação da matrícula para o próximo ano letivo é automática para aqueles que já estão na rede pública de ensino. As secretarias escolares é que fazem a confirmação de matrícula desses alunos.
Para quem deseja mudar de uma instituição pública de ensino para outra, o remanejamento escolar ocorrerá de 8 a 11 de novembro, diretamente na escola onde o estudante está matriculado.
Da creche para a pré-escola
Para as crianças matriculadas em creches públicas e parceiras, o encaminhamento para a pré-escola na rede pública é automático. Porém, se os pais ou responsáveis pelas crianças quiserem atendimento em uma unidade escolar diferente da indicada para o ano letivo de 2022, devem fazer nova inscrição.
O cadastro deve ser feito também até 24 de outubro, exclusivamente por meio da Central de Atendimento ao Cidadão – 156, opção 2.
Caso optem por dar continuidade ao atendimento na rede pública de ensino na escola indicada, não é necessário efetivar nova inscrição por parte dos pais ou responsáveis.
Atenção: no caso das crianças matriculadas via Cartão Creche, todas precisam ter nova inscrição, pois o encaminhamento para a pré-escola não é automático.
*Com informações da Secretaria de Educação do DF