A partir desta sexta-feira (26), passa a ser aplicada em pessoas com 40 anos ou mais, a dose de reforço da vacina contra a covid-19 para aqueles que receberam a segunda dose há pelo menos cinco meses.
A vacinação no DF segue as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI). Segundo a Secretaria de Saúde até a ultima quarta feira dia (24), já havia vacinado 183.516 pessoas com a dose de reforço.
Pessoas com imunossupressão grave, podem receber uma dose adicional após 28 dias da segunda dose.
O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, durante coletiva de imprensa nesta quinta (25) diz; “A Secretaria de Saúde vem buscando ampliar cada vez mais a cobertura vacinal, porque só assim iremos garantir que tenhamos menos pacientes, internações e casos de morte. Em cima disso, a gente preestabeleceu a meta de imunizar 240 mil pessoas acima de 12 anos que ainda não receberam a primeira dose e 250 mil pessoas acima de 12 anos que já estão aptas a receber a segunda”, explica.
Ainda de acordo com Valero, a pasta trabalha com uma meta de vacinação até dezembro. “Nossa meta é chegar, até a segunda quinzena do próximo mês, próximos a 90% de cobertura vacinal. Para isso, precisamos que as pessoas que já tomaram a primeira dose voltem para tomar a segunda. Só aí já teremos 88% de cobertura e isso nos trará uma grande tranquilidade para o período de festas de final de ano”, pondera.