A enfermeira Mara Abreu, precisou ser submetida a um transplante de fígado após tomar um chá emagrecedor, morreu no Hospital das Clínicas, em São Paulo. segundo amigos e familiares disseram ao portal g1.
A médica cirurgiã Liliana Ducatti Lopes do Hospital das Clínicas de São Paulo, compartilhou um vídeo no Instagram no qual relata que na literatura médica há casos semelhantes ao da paciente, que não tinha nenhum problema de saúde prévio e acabou desenvolvendo uma falência aguda do fígado gravíssima.
Segundo a médica, a primeira coisa foi verificar se a paciente tomava algum medicamento, que é a causa mais comum de falência do fígado. Foi quando a família levou para o hospital o frasco de chá emagrecedor com 50 ervas que a paciente tomou.
“Quando olhamos o rótulo dessa medicação já podemos identificar diversas ervas conhecidas por serem hepatotóxicas, por fazerem mal ao fígado. Dentre elas, a mais comum e mais conhecida é o chá verde. É muito bem descrito na literatura, há vários relatos e papers que mostram casos de hepatite fulminante causada por uso de chá verde.” contou.
Segundo a médica, a carqueja e mata verde também são ervas descritas na literatura médica por serem prejudiciais ao fígado se mal administradas.