Dois dias após conquistar a medalha prata na prova montain bike Short Track (XCC), o ciclista Hernique Avancini faturou o ouro neste domingo (29) na disputa de mountain bike cross country olímpico (XCO) no Campeonato Pan-Americano, em Catamarca (Argentina). Este é a segunda vez que Avancini vence a prova no Pan: a primeira foi em 2015. A competição vale pontos para o ranking mundial e olímpico.
“É incrível o carinho e o respeito que recebi aqui na Argentina durante esses dias. Estou feliz com o desempenho e a vitória”, declarou o ciclista, nascido em Petrópolis (RJ), que não disputava o Pan há quatro anos.
É OUROOOOOOOOOO! 🥇🚵🏻♂️
É de Henrique Avancini, campeão pan-americano de MTB em Catamarca 🇦🇷
Ele já havia sido 🥈 no short track, aí no XCO não teve para ninguém! 😛🇧🇷
📸 José María Cabrera pic.twitter.com/fkBfhPRCCH
— Time Brasil (@timebrasil) May 29, 2022
A disputa teve clima de revanche entre Avancini e o mexicano José Ulloa, que na última sexta-feira (27) superou o brasileiro nos metros finais da prova Short Track (XCC), assegurando o ouro. Mas neste domingo (29), foi Avancini que levou a melhor, e o mexicano ficou com a prata. A argentino Joel Contreras chegou em terceiro e foi bronze.
Também neste domingo (29), quatro brasileiras representaram o país na prova Elite feminino. A mais bem colocada foi Letícia Cândido que completou o percurso em quinto lugar. Na sequência ficaram Raiza Goulão (6º), Hercília Najara (7º) e Aline Simões (26º).
A equipe feminina garantiu medalha de bronze na sexta (27) com Raíza Goulão na prova XCC, vencida pela mexicana Daniela Campuzano. A prata ficou com a norte-americana Kelsey Urban, segunda colocada.
Agência Brasil