A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 38ª DP, deflagrou, nesta manhã (27), a Operação *Harpócrates para cumprir mandado de prisão preventiva expedido contra um homem, de 41 anos de idade, investigado por abusar sexualmente de uma criança, de apenas seis anos de idade, em Vicente Pires. A prisão ocorreu em residência, na cidade de São Sebastião/DF.
Segundo apurado, o autor, que já possuía condenação criminal por crime da mesma natureza, aproveitou-se da confiança da família e proprietária da empresa em que trabalhava para praticar reiterados atos de abuso contra a vítima, dentro da própria residência, onde também funciona a empresa domiciliar, para cometer o crime na ausência dos responsáveis pela criança.
Fora apurado ainda que, para ganhar a confiança da vítima, o criminoso oferecia escondido doces para a criança, em troca dos abusos sexuais. “Ele sabia que a mãe não permitia que a criança comesse doces e, assim, persuadia a vítima para que deixasse ocorrer a violência. Logo em seguida, pedia para que a criança não contasse o fato a ninguém, pois caso a mãe soubesse, iria brigar e ainda demiti-lo da empresa”, relata o delegado-chefe adjunto da 38ª DP, João Ataliba Neto.
A mãe da vítima tomou conhecimento dos abusos em setembro deste ano, após a criança, durante um banho, ter inocentemente comentado os atos que o autor praticava com ela. Desse modo, a mãe da criança registrou ocorrência e demitiu imediatamente o funcionário.
“Após tomar conhecimento do registro de ocorrência, o criminoso passou a procurar a vítima, para pedir que ela não relatasse os atos de abuso, tendo difamado a vítima e seus familiares para conhecidos da família e para funcionários da empresa, dizendo que elas estavam mentindo e que queriam acabar com a sua vida”, destaca Ataliba.
“Vale ressaltar, que a prisão cautelar do autor foi cumprida durante o período eleitoral, pois está com a sua inscrição eleitoral cancelada. Caso seja condenado pelo crime de estupro de vulnerável, o envolvido poderá ficar de oito a 15 anos na prisão”, finaliza o delegado-chefe da 38ª DP.
Na sede da delegacia, o homem foi interrogado e fez uso do direito de permanecer em silêncio. Cumpridas as formalidades da Lei, o acusado foi recolhido à carceragem da DCCP, onde permanecerá à disposição da Justiça.
*Harpócrates — é o Deus grego do silêncio e do segredo e a operação foi batizada em seu nome por ser comum o fato de autores de crimes sexuais contra crianças exigirem o silêncio das vítimas ou pedirem que elas guardem segredo sobre os abusos praticados.
Fonte: PCDF