O novo edital do concurso público para admissão na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi publicado em seção extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O normativo prevê 2,1 mil vagas, das quais 1,4 mil são referentes à formação de cadastro reserva. Confira aqui.
Segundo o interventor federal Ricardo Cappelli, “o objetivo é recompor o efetivo da corporação e fortalecer a segurança pública na capital federal”.
As provas objetiva e de redação serão aplicadas em Brasília, podendo ser também em outras regiões administrativas do Distrito Federal, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação. Serão cobrados conhecimentos gerais, de língua portuguesa e inglesa, matemática e raciocínio lógico, atualidades e legislação aplicada à PMDF, além de outros conhecimentos detalhados no edital normativo. Além da prova e da redação, o candidato também deverá passar por teste de aptidão física, avaliação médica, odontológica e psicológica, sindicância da vida pregressa e investigação social.
Os aprovados ingressarão no Curso de Formação de Praças (CFP) e serão incluídos no Quadro de Praças Policiais Militares Combatentes (QPPMC) na condição de soldado de 2ª classe, com remuneração, até a formatura, de R$ 5.336.96. Durante o curso, exercerão atividades estudantis, em regime de dedicação integral, além de atividades atreladas à formação policial, conforme normas e regulamentos da Escola de Formação de Praças (EsFP). Ao final do CFP, os alunos aprovados serão promovidos a Soldado de 1ª Classe.
O concurso será executado pelo Instituto Assessoria e Organização de Concursos Públicos (AOCP), e as inscrições poderão ser feitas pelo site www.institutoaocp.org.br das 9h de 7 de março até as 12h de 10 de abril deste ano. A taxa de inscrição é de R$ 85, e a validade do concurso é de dois anos a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogada por uma única vez por igual período. O edital está disponível no site da AOCP.
*Com informações da SSP