A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) vão trabalhar em parceria para promover a exportação do setor de serviços do DF, em especial do mercado de games. A ideia é realizar ainda este ano eventos, como seminários e palestras, bem como a promoção de rodadas de negócios e o fomento à qualificação profissional em áreas tecnológicas.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Amaral, o setor possui um enorme potencial de contribuir a economia local e tem se destacado tanto no âmbito nacional quanto internacionalmente. “O mercado de games do Distrito Federal tem apresentado resultados bastante positivos e conquistado, cada vez mais, reconhecimento. Este segmento é responsável pela criação de oportunidades de negócios, emprego e renda e um importante pilar de uma economia criativa e inovadora”, afirma.
“Toda a população do Distrito Federal ganha com essa importante parceria com a Secti, pois estaremos abastecendo o mercado de trabalho com mão de obra qualificada e cumprindo a missão do Sesc e Senac em oferecer o que há de mais moderno para nossos alunos”, diz o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, que se reuniu com o secretário Gustavo Amaral.
“Lembrando que a Faculdade de Tecnologia e Inovação do Senac-DF é hoje uma das melhores do país, com equipamentos tecnológicos e diversos cursos de graduação e pós-graduação, todos voltados para Tecnologia e Gestão. Estamos focados em formar profissionais capacitados para o futuro e para as necessidades de mercado que estão surgindo com as novas tendências”, acrescenta o presidente do Sistema Fecomércio-DF.
Setor de jogos eletrônicos do DF
Atualmente, o Distrito Federal conta com 20 empresas criadoras de games. O relatório anual da Associação de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos do DF (Abring) aponta que o faturamento do setor ultrapassou R$ 8,5 milhões em 2022, um crescimento de 10,8% em relação ao ano anterior. O setor foi o responsável pela geração de 182 empregos diretos e esse número deve crescer ainda mais, já que 54% dos respondentes não formalizados do levantamento feito pela Abring pretendem abrir uma empresa de jogos.
*Com informações da Secti