O governador Ibaneis Rocha assinou nesta terça-feira (22) a lei que autoriza o reajuste salarial dos profissionais da carreira de técnico em enfermagem da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A assinatura ocorreu no gabinete do chefe do Executivo e foi acompanhada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, pelo secretário de Comunicação, Weligton Moraes e pelo deputado distrital e servidor da carreira da Saúde Jorge Vianna.
“Existia uma defasagem salarial, e, com a demanda do deputado e da categoria, conseguimos conceder esse reajuste pedido há muito tempo. Agradeço ao trabalho do secretário de Economia, Ney Ferraz, que junto da sua equipe fez os estudos que nos permitiram conceder esse aumento a servidores essenciais para o funcionamento da Secretaria de Saúde”, afirmou Ibaneis Rocha.
De autoria do Executivo, a proposta permitirá a reestruturação da carreira com mudança na tabela (reajuste médio de 5%), além de mais 10%, em duas parcelas. Ao final, o reajuste médio será de 15%.
A vice-governadora Celina Leão comemorou a assinatura: “Os técnicos em enfermagem são fundamentais para a saúde pública do DF. A assinatura do decreto pelo governador Ibaneis demonstra o comprometimento da nossa gestão com esses profissionais, que havia anos reivindicavam a reestruturação na carreira e o reajuste que, com muito empenho, conseguimos atender”.
Esse é o primeiro reajuste específico para 9 mil profissionais da categoria, que foi regulamentada por este GDF com a sanção da lei nº 6.790/2021 – antes, os profissionais integravam a carreira de assistência pública à saúde. As parcelas serão pagas sucessivamente, em 2025 e 2026. O aumento contempla também servidores aposentados e beneficiários de pensão.
“Estou há 22 anos [nesta carreira], há mais de 12 no sindicato e nunca tínhamos tido uma vitória tão significativa. Era sempre ouvindo ‘não, não e não’. Já estava desistindo [desse reajuste]. Acho que, se eu saísse da vida pública hoje, sairia feliz porque consegui alguma coisa graças ao senhor, governador. O sindicato está superfeliz com esse reajuste e toda a categoria também”, agradeceu Jorge Vianna, presente ao ato da assinatura.
Ao longo dos anos, este GDF tem reestruturado diferentes carreiras do funcionalismo público, impactando diretamente áreas essenciais para o funcionamento da capital, como a saúde, educação, assistência social e segurança pública. Entre essas carreiras estão a de Desenvolvimento e Assistência Social – antiga Assistência Social -, Polícia Penal e Magistério Público.
Fonte: Agência Brasil