A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 9ª Delegacia de Polícia, prendeu na última segunda-feira (26) duas mulheres, de 42 e 39 anos, suspeitas de aplicar golpes em idosos no DF. Elas se apresentavam como representantes de igrejas evangélicas para ganhar a confiança das vítimas.
Segundo a investigação, as golpistas prometiam incluir os idosos em supostos programas de distribuição de cestas básicas. Durante o contato, conseguiam que as vítimas entregassem documentos pessoais e fotos. Com esses dados, elas abriam contas bancárias e contratavam empréstimos fraudulentos, deixando as vítimas com grandes prejuízos financeiros e problemas para limpar seus nomes.
De acordo com o delegado Ronney Marcelo, da 9ª DP, muitos só descobriram o golpe após receberem cobranças de dívidas que nunca fizeram. “As vítimas, em sua maioria idosos, sofrem não só financeiramente, mas também emocionalmente com os transtornos causados”, destacou.
As duas mulheres vão responder por estelionato e falsidade ideológica. A PCDF segue investigando se há outros envolvidos e orienta que qualquer pessoa que tenha sido vítima procure a delegacia. As imagens das suspeitas foram divulgadas para que novas vítimas possam reconhecê-las e ajudar nas investigações.