O tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, realizado neste domingo, na Esplanada dos Ministérios, conta com esquema especial de segurança coordenado entre órgãos do Distrito Federal, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e o Ministério da Defesa.
O Comando Móvel da Polícia Militar do DF estará no local, com apoio de unidades especializadas, como Cavalaria, BPCães e Bope. A Polícia Civil também atuará com a Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA). Toda a região será monitorada por câmeras e drones.
A medida ocorre em meio ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros réus por tentativa de golpe de Estado, iniciado no último dia 2. As sessões seguem até 12 de setembro.
O tema central do desfile será “Brasil Soberano”, que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e demais autoridades. O GSI, responsável pela segurança presidencial, empregará meios das Forças Armadas e informou atuar de forma preventiva para monitorar possíveis cenários de risco.
Trânsito e acesso
A Esplanada está interditada para veículos desde as 17h de sábado. A partir das 23h, o bloqueio foi ampliado para a via S1, na altura da Rodoviária, e para trechos da L4.
O público poderá acessar o desfile a partir das 6h deste domingo, após revistas em pontos específicos. O transporte público é gratuito e o metrô funcionará das 5h30 às 19h.
Regras para o público
Estão proibidos objetos cortantes, armas, sprays, recipientes de vidro, mochilas grandes, fogos de artifício e animais (com exceção de cães-guia). São permitidos alimentos leves, água e bebidas em recipientes não de vidro, além de bonés, chapéus e protetor solar não aerossol.
As arquibancadas terão capacidade limitada e áreas reservadas para pessoas com deficiência, com acesso pelo Bloco J. Haverá pontos de hidratação e banheiros químicos.
Programação
A programação traz desfiles motorizados, tropas da Cavalaria, a pirâmide humana, a Esquadrilha da Fumaça e projeções especiais em prédios públicos, que seguem até este domingo. O Palácio do Planalto informou que as imagens celebram a soberania nacional e o orgulho de ser brasileiro.