Mulheres em situação de vulnerabilidade social, irão receber cursos na área da gastronomia pelo projeto “Mão na Massa”, tocado pela parceria BRB e Secretaria da Mulher do Distrito Federal.
A iniciativa é parte do projeto “Rede Sou + Mulher”, que visa promover o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres.
Para subsidiar as ações, voltadas ao público feminino, o programa, nesta primeira fase, irá beneficiar 336 mulheres.
O BRBCARD doou parte dos recursos gerados pela distribuição do cartão Mulher que continuará a gerar renda para futuros programas como esse.
Os interessados em solicitar o cartão, podem acessar o site do BRB. Quanto mais o cliente usar o cartão, mais recursos serão aportados no programa.
O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, falou sobre a importância de ações que reduzam a dependência econômica das mulheres.
“Com foco nas áreas de gastronomia, artesanato, costura e empreendedorismo, o ‘Mão na Massa’ viabiliza a qualificação e a reintegração de mulheres em estado de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho”, disse.
O executivo acrescentou ainda, que participando de projetos como esse, o BRB cumpre a missão de ajudar a população de Brasília em todas as dimensões, apoiando ações de equidade de gênero que auxiliem no combate à violência doméstica.
“Aliás, acreditando nisso, reafirmamos o nosso compromisso e, a partir de agora, a cada real gerado para os próximos programas, o BRB aportará mais um real”, disse Paulo Henrique Costa.
Para a Secretária da Mulher, Ericka Filippelli, o projeto nasce com o objetivo de promover a autonomia financeira das mulheres. “Muitas delas, que chegam até nós, vivem alguma situação de violência.
O programa funciona da seguinte maneira:
Inicialmente, serão oferecidas 336 vagas para os cursos de bombons e trufas; bolos caseiros; pizzas e esfirras; cozinheiro básico e técnicas de confeitaria.
Todos são gratuitos e a carga horária varia de 12 a 120 horas.
As primeiras turmas iniciam no próximo dia 2/8. “Com opções nos períodos matutino e vespertino, as aulas serão realizadas pelo Senai, que tem sido um grande parceiro nesse programa”, afirma a presidente do Instituto.
Todos os cursos de capacitação profissional serão promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), de forma online e presencial.
Além dos treinamentos, o órgão oferecerá oportunidades extras de conhecimento para as participantes, com palestras de empreendedorismo, inovação, atuação profissional, dentre outros.
Serviço
Apesar de priorizar mulheres acolhidas pela SMDF, o projeto é aberto a todas que quiserem receber a formação completa para empreender nas áreas de gastronomia, moda, beleza. Para fazer a inscrição, as interessadas deverão realizar o cadastro por meio do formulário geral de capacitação da SMDF. Lá, elas definirão as áreas de capacitação de preferência, bem como o interesse em participar, especificamente, do Mão na Massa. Após o envio dos dados, a Secretaria da Mulher realizará entrevista com as interessadas, com o objetivo de encontrar afinidades e vocação empreendedora entre as participantes.
Fonte: Radar DF