Três dos 12 Centros Olímpicos e Paraolímpicos (COPs) do Distrito Federal vão reabrir depois de quase um ano e meio fechados devido à pandemia de covid-19. As unidades de Brazlândia, Recanto das Emas e Estrutural voltam a receber alunos nesta segunda-feira (30). Mas, para evitar novas contaminações, o número de alunos será restringido em 50% da turma, respeitando o espaçamento mínimo de quatro metros quadrados por aluno demarcados no solo.
Para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários, outros protocolos sanitários serão cumpridos, como a medição da temperatura dos frequentadores na entrada, o uso de máscaras de proteção facial e o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, inclusive nas aulas. (Veja quadro). Para isso, o espaço em que cada aluno deve se exercitar será delimitado com fita. O funcionamento dos bebedouros está proibido. Eles só podem ser usados para encher a garrafa individual.
A secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, diz que os três COPs estão prontos para receber os alunos e todas as outras unidades terão algum tipo de intervenção. “Eles ficaram muito tempo sem uso. Precisamos fazer pintura, manutenção na iluminação, reparos nas piscinas, trocamos a fiação elétrica para reduzir a conta de energia”, relata.
Segundo ela, no período em que as unidades ficaram fechadas, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) instalou computadores e colocou internet, inclusive wi-fi, nas 12 unidades do DF. “Antes, só dois centros tinham internet. Agora colocamos rede em fibra em todos os centros olímpicos e cada unidade recebeu cinco computadores novos”, afirma.
A reabertura será de forma gradual. Depois das unidades do Recanto das Emas, Brazlândia e Estrutural, será a vez dos COPs do Gama, Santa Maria e Planaltina voltarem a oferecer aulas gratuitas de futsal, vôlei, karatê, atletismo e natação. A ideia é reabrir todas as 12 unidades até o fim do ano. Elas funcionam nas seguintes cidades:
– Brazlândia
– Ceilândia – P Norte
– Estrutural
– Gama
– Recanto das Emas
– Riacho Fundo I
– Samambaia
– Santa Maria
– São Sebastião
– Sobradinho
– Ceilândia – Setor O
– Planaltina
Os COPs atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. As atividades são realizadas em três turnos (matutino, vespertino e noturno) abertas ao público de terça à sexta-feira, das 6h45 às 21h45, e sábado das 7h às 12h, de acordo com a necessidade e interesse da secretaria. Aos finais de semana os Centros Olímpicos e Paralímpicos, disponibilizam à comunidade a sua infraestrutura como espaço de convivência e lazer, das 9 às 16 horas, para a prática de esportes com os amigos.
*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer do DF