A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 3ª Delegacia de Polícia (DP), deflagrou, na manhã dessa terça-feira (28), uma operação para investigar denúncias de maus-tratos contra crianças em uma creche localizada no Sudoeste. A ação foi motivada pelas 22 ocorrências policiais registradas na delegacia, relatando casos de crianças na faixa etária de zero a três anos que sofreram maus-tratos no local.
Diante das graves denúncias, a 3ª DP iniciou uma investigação aprofundada e, na data de ontem, realizou uma operação de busca e apreensão na creche. Durante a ação, os policiais constataram diversas irregularidades, como: condições insalubres, pois a creche apresentava diversas situações precárias de higiene, com a presença de muitas baratas no local; falta de licenciamento, em razão de o estabelecimento já ter sido interditado por três vezes pela Vigilância Sanitária, mas continuava a funcionar mesmo com as advertências; e danos à saúde das crianças, visto que elas apresentaram diversos sintomas de saúde, como vômito, diarreia e até mesmo internação hospitalar.
De acordo com o delegado-chefe da 3ª DP, Victor Dan, para tentar ocultar as provas, os responsáveis pela creche tentaram se desfazer de um forno utilizado no local, jogando-o em um contêiner. “No interior do forno, foram encontradas baratas que eram chamadas pelas crianças de Nicole”, conta o delegado.
A operação resultou na apreensão de documentos e outros materiais que serão analisados pela equipe de investigação. A PCDF ainda busca identificar todos os responsáveis pelos maus-tratos e crimes contra a saúde pública.
A PCDF reitera seu compromisso com a proteção das crianças e informa que continuará investigando o caso de forma rigorosa. A Instituição também alerta os pais e responsáveis para que fiquem atentos aos sinais de maus-tratos a seus filhos e denunciem qualquer suspeita às autoridades.