O fato aconteceu nesta manhã de quinta-feira e a equipe do Corpo de Bombeiros que respondeu ao pedido de socorro, encontrou com um homem tendo em seus braços uma criança, o menor G.M.S., dois anos de idade, às margens da rodovia DF-180. Que segundo seu relato havia se afogado em uma piscina localizada na vizinhança de sua residência (Chácara Vitória na região do Incra 09).
A equipe de salvamento realizou o primeiro atendimento, onde verificou que a criança não apresentava movimentos respiratórios, estando em parada cardiorrespiratória (PCR). Imediatamente foi iniciado pela equipe do CBMDF o protocolo de reanimação cardiopulmonar (RCP), que perdurou com a chegada de uma equipe do SAMU que realizou a instalação do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e suporte de oxigênio, ambas as equipes se revezaram nas manobras de ressuscitação.
Em um outro momento, onde havia chegado também uma Unidade de Resgate (UR) para somar esforços e já decorridos cerca de 40 minutos de RCP, a equipe da UR do CBMDF realizou a triagem Médica, onde o Médico Regulador, orientou e optou pelo transporte ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), com a continuidade dos procedimentos de RCP e oxigenoterapia e monitoramento.
Mesmo pós a entrega da criança aos cuidados da pediatria do HRC, os militares continuaram realizando compressões e ventilações por cerca de meia hora, onde, infelizmente após todos os esforços a médica plantonista declarou o óbito da criança no hospital.
Os familiares, informaram a guarnição que o menor ficou desaparecido por aproximadamente 20 minutos, quando foi encontrado, estava boiando com o tórax virado para o fundo da piscina em uma casa nas imediações.
Para otimizar o atendimento, após o acionamento do socorro via 193, os familiares se deslocaram, com a criança, da Chácara onde ocorreu o evento até as margens da Rodovia.
Em caso de Emergência ligue para o número 193, esse número salva vidas.