O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), realizou neste domingo (14) a 3ª edição do Casamento Comunitário 2025. A cerimônia, com o tema Primavera do Amor, oficializou a união de 100 casais na orla da Concha Acústica, às margens do Lago Paranoá.
O evento contou com estrutura especial, incluindo tapete vermelho, decoração floral, palco para o enlace oficial e espaço para brinde e fotos. Uma recepção também foi oferecida aos convidados, com bolo, salgadinhos, frutas e refrigerante, organizada com apoio da iniciativa privada e voluntários.
A celebração reuniu ainda trilha sonora ao vivo, dueto do Corpo de Bombeiros Militar do DF na execução do Hino Nacional e a chegada dos noivos em carros de luxo.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou o caráter solidário da iniciativa:
“Agora, além da cerimônia, oferecemos também a recepção, graças ao apoio de voluntários. Foi uma tarde maravilhosa, celebrada em grande estilo às margens do lago.”A vice-governadora Celina Leão reforçou a importância do projeto:
“O Casamento Comunitário é símbolo do amor e da colaboração. É emocionante ver famílias realizarem esse sonho.”
Instituído pelo Decreto nº 41.971/2021, o Programa Casamento Comunitário já beneficiou mais de mil casais no DF. Somente em 2025, foram realizadas três edições: em março, no Pontão do Lago Sul; em agosto, na Concha Acústica; e agora em setembro, no mesmo espaço. A última cerimônia do ano será em 7 de dezembro.
O projeto cobre gratuitamente taxas cartoriais, trajes, buquês, maquiagem e demais itens necessários, garantindo não só a festa, mas também os direitos civis dos casais, como inclusão em benefícios sociais, previdência e plano de saúde.
Inscrição
Deu vontade de casar? As inscrições para a 4ª edição do Casamento Comunitário podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, nos seguintes locais:
- Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte);
- Unidade Rodoviária do Na Hora (Rodoviária do Plano Piloto, plataforma inferior);
- Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II);
- Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9);
- Edições do programa GDF Mais Perto do Cidadão.
As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição, mediante análise e aprovação da documentação. Em caso de desistência ou documentação incompleta, casais da lista de espera serão convocados. Confira o passo a passo completo no site da Sejus.