Crédito rural movimenta R$ 564 milhões no primeiro trimestre

No fechamento do primeiro semestre deste ano, o BRB alcançou lucro ajustado de R$ 109 milhões. O retorno anualizado sobre o patrimônio líquido médio foi de 25,9%. Mesmo em um cenário econômico adverso, o banco chegou à marca histórica de R$ 23,2 bilhões de carteira de crédito ampla, o que representa crescimento de 34,5% em 12 meses. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o lucro ajustado do BRB oscilou 4,1%.

No primeiro trimestre de 2022, o BRB apresentou crescimento em todas as linhas de negócio. O crédito imobiliário alcançou saldo de R$ 4,9 bilhões, sinalizando crescimento de 68,5% em 12 meses. Principal produto da carteira PF (pessoa física), o crédito consignado atingiu, também nos três primeiros meses deste ano, saldo de R$ 10 bilhões, aumento de 17,8% na carteira na comparação com o primeiro trimestre de 2021.

No crédito rural, o saldo foi de R$ 564 milhões, levando o BRB ao primeiro lugar no DF nas linhas Pronaf e Pronamp. A carteira de crédito PJ (pessoa jurídica) registrou crescimento de 42,8% nos últimos 12 meses, alcançando R$ 2 bilhões.

Com o desempenho observado no período, as receitas de intermediação financeira totalizaram R$ 1,2 bilhão no primeiro trimestre, com crescimento, em um ano, de 66.7%. Nesse montante, R$ 917 milhões se referem às receitas de crédito e R$ 308 milhões às receitas e títulos de valores mobiliários.

Merece destaque no período, ainda, o aumento de 291,5% da base de clientes. O BRB fechou os primeiros três meses do ano com 4,4 milhões de clientes e presença em mais de 5 mil municípios brasileiros, 91% do território nacional, 39 países e todos os continentes. O número considera os clientes, também do banco digital Nação BRB FLA, em parceria inovadora e estratégica com o Flamengo.

“Desde o início, o objetivo da nossa gestão foi o de colocar o BRB entre as principais instituições financeiras do país”, afirma o presidente do banco, Paulo Henrique Costa. “Para isso, estabelecemos uma agenda de transformação buscando ser o banco da vida dos nossos clientes não apenas pelos melhores produtos e serviços financeiros, mas também pelo melhor atendimento, experiência e impacto social positivo que produzimos.”

As captações líquidas totalizaram R$ 28,5 bilhões no primeiro trimestre de 2022, com crescimento de 39,6% no ano. Destacam-se os depósitos a prazo, que totalizaram R$ 20,3 bilhões. As demais capacitações cresceram 33,6% no ano e chegaram ao saldo de R$ 4 bilhões.

Expansão e atendimento

O primeiro trimestre deste ano também foi marcado pela expansão física do BRB. Na Bahia, o BRB venceu licitação e passou a ser agente exclusivo de depósitos judiciais junto ao Tribunal de Justiça do estado (TJBA), operando mais de R$ 8 bilhões e atuando em todos os municípios baianos com atendimento físico (agências e correspondentes simplificados) e online por meio do Pix Judicial, diferencial competitivo do banco – única instituição financeira do país a utilizar a ferramenta que permite o pagamento de alvarás durante 24 horas, nos sete dias da semana. Isso é resultado do impacto dos investimentos em tecnologia e inovação.

O período também foi marcado pela implementação do novo modelo de varejo do banco, com nova segmentação de clientes, ambiência inovadora nas agências, estrutura reduzida, simplificação dos processos e integração das experiências físico e digital. O novo modelo já rendeu ao BRB um prêmio internacional, o Muse Design Awards 2022. Pelo segundo ano consecutivo, o banco foi vencedor do prêmio internacional Banking Awards nas categorias Melhor Inovação em banco de varejo e Melhor Serviço ao cliente da América do Sul.

Canais digitais

O BRB avançou no primeiro trimestre de 2022 em sua estratégia digital. Com o maior orçamento em desenvolvimento tecnológico da história, o banco tem consolidando os projetos de implementação do open banking, análise e processamento de dados, segurança cibernética e governança de dados. Essas ações têm permitido o aumento de relacionamento com os clientes e a oferta customizada de produtos serviços financeiros, a partir de uma plataforma digital completa. Atualmente, as transações financeiras realizadas nos canais digitais representam 91% das transações totais.

Parcerias estratégicas

Firmadas no ano passado, as parcerias estratégicas para acelerar a expansão, modernização e aumento dos negócios já mostram resultados positivos. Com a Genial Investimentos, o BRB já alcançou mais de R$ 45 bilhões em ativos de clientes sob custódia. A BRB Investimentos oferece plataforma completa de investimentos com mais de 600 produtos, inclusive home broker (sistema que auxilia a conexão entre pessoas que querem vender e comprar ativos na Bolsa de Valores) para operar diretamente no mercado.

No primeiro trimestre deste ano, o BRB iniciou a operação de corretagem de seguros com a Wiz, a partir de novo modelo de bancassurance (relacionamento entre banco e companhia de seguros para oferecer produtos ou benefícios de seguro aos clientes), que já atingiu R$ 41,2 milhões de receita bruta nesse período.

Fruto de parceria com o Flamengo, o Nação BRB FLA também avançou e fechou o primeiro trimestre de 2022 com 2,9 milhões de contas abertas em menos de dois anos de lançamento, o que reflete o engajamento da maior torcida do país e a oferta do produtos e experiências personalizadas.

O banco seguiu com sua agenda ESG (sigla, em inglês, Environmental, Social e Governance, equivalente aos setores ambiental, social e governança) operacionalizando os programas sociais do Governo do Distrito Federal (GDF). No primeiro trimestre deste ano, foram atendidos mais de 513 mil beneficiários e movimentados mais de R$ 128,7 milhões para os mais necessitados.

Como banco público e protagonista do desenvolvimento econômico, social e humano do DF, o BRB também movimentou R$ 10,4 bilhões com três programas – Supera-DF, Acredita-DF e Avança-DF – para impulsionar a economia do DF. Respectivamente lançados em 2020, 2021 e 2022, esses programas atenderam mais de 257 mil clientes, entre pessoas físicas e jurídicas.

Defensor do poder transformador do esporte, o BRB segue patrocinando diversas modalidades esportivas, times locais e nacionais de basquete, futebol, vôlei, automobilismo e no tênis.

Meios de pagamento

As operações de cartão de crédito também foram destaque nos três primeiros meses de 2022 e totalizaram R$ 1,5 bilhão, com aumento de 80% em um ano. A base de cartões apresentou um crescimento de 33,2% no ano, o que permitiu um faturamento de R$ 2,4 bilhões. As vendas de cartões de crédito efetuadas por meio digital representaram, no primeiro trimestre deste ano, 90% do total das comercializações. Pelo segundo ano consecutivo, o cartão BRB Visa DUX foi eleito o melhor do país.

Inadimplência

A inadimplência encerrou o primeiro trimestre de 2022 com 3,12%, sinalizando destaque para a melhora no desempenho da recuperação de crédito, que apresentou crescimento de 68% no ano.

Os ratings de menor risco de AA-C atingiram o patamar de 94% de participação na carteira em março de 2022.

As despesas com provisão para créditos de liquidação duvidosa ampla foram de R$ 86 milhões, no primeiro trimestre de 2022. Isso possibilitou que o índice de cobertura atingisse 349% na pessoa jurídica e 117% na pessoa física, que apresenta concentração em crédito imobiliário e consignado.

Basileia

O BRB encerrou o primeiro trimestre com índice de Basileia de 13,6%, acima do marco regulatório de 10%, dos quais 11,6 no capital nível I e 2% no capital nível II. O patrimônio de referência atingiu R$ 2,7 bilhões, o que significa crescimento de 28% em 12 meses.

Rede de atendimento

O BRB conta com 183 agências distribuídas em todas as regiões do DF e Entorno, além de presença em de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Bahia.

Ao número de agências, somam-se 834 correspondentes bancários e 602 ATM próprios, complementados por mais de 40 mil unidades ATM da Rede 24 horas, garantindo ao BRB cobertura de atendimento em todo território nacional.

*Com informações do BRB

Últimas

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, ou clicar em "Prosseguir, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.