Oficialmente o Carnaval 2026 será no dia 17 de fevereiro, mas o brasiliense já está em clima de folia. É o Pré-carnaval, que começa neste fim de semana com festejos programados por vários blocos de rua. Pensando na segurança dos foliões e de outros usuários das vias, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal lançou a Operação Carnaval Seguro 2026, com início previsto para este sábado (7).
O trabalho da autarquia se dará de forma preventiva, com o objetivo de fortalecer a conscientização de condutores, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os cuidados necessários ao trafegar pela cidade durante os festejos carnavalescos, onde o consumo de bebida alcoólica se faz muito comum. Além de diversas ações educativas em Shoppings Centers, bares, empresas e vias públicas para orientar sobre a perigosa mistura “álcool e direção”, estão programadas 210 ações de policiamento e fiscalização de trânsito.
“Esse período é marcado por alegria e é natural que as pessoas queiram aproveitar cada momento. No entanto, é fundamental que todos ajam com responsabilidade para preservar vidas no trânsito. As ações do Detran-DF não têm o objetivo de coibir a diversão, mas de garantir vias mais seguras, com circulação ordenada e sem sinistros. Para isso, a colaboração de todos é indispensável”, destaca o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini.
Lei Seca
Para sensibilizar os condutores, as equipes de educação do Detran-DF vão realizar, em conjunto com a fiscalização, grandes blitzes educativas nas cidades, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. As ações têm como foco principal a conscientização sobre os riscos da associação entre o consumo de bebidas alcoólicas e a condução de veículos.
A programação contempla ainda a realização da ação educativa “Vem, pode vir, só não rola beber e dirigir!”, com intervenções diretas em blocos carnavalescos, shows e clubes. Pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas serão abordados e receberão material educativo, reforçando o compromisso com a preservação da vida e com a mensagem: Se beber, não dirija!
“Os riscos de dirigir após consumir bebida alcoólica são amplamente divulgados, mas, ainda assim, algumas pessoas insistem em se expor ao perigo. Por isso, a orientação é clara: quem for beber deve optar por alternativas seguras, como o transporte coletivo, táxi ou carros por aplicativo. Nossas equipes de educação estarão nas ruas, no meio dos blocos, para levar essa mensagem de segurança viária a todos”, destacou o diretor de Educação de Trânsito, Dayvson Franklin de Souza.
Apesar do principal foco da Operação Carnaval Seguro ser o combate à direção sob influência de álcool, outras infrações como estacionamento irregular, uso do celular ao volante, deixar de dar preferência ao pedestre na faixa e de usar o cinto de segurança também estarão no radar dos agentes. Estão programadas 30 operações do tipo blitz, 40 patrulhamentos ostensivos com abordagens, 20 operações de estacionamento irregular e 120 pontos de demonstração. Em qualquer hora do dia e da noite, agentes do Detran-DF estarão atentos ao fluxo de veículos e pedestres, de prontidão para fazer as intervenções necessárias em situações de irregularidades.
“Nosso principal foco é a prevenção. No entanto, para os condutores que insistirem em dirigir sob a influência de álcool, a fiscalização estará pronta para atuar”, reforça o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Danilo Lino.
Durante a Operação Carnaval Seguro serão implantadas, em algumas vias, sinalização com cones e barreiras para forçar a diminuição da velocidade, além da colocação de painéis de mensagens em pontos estratégicos. Os agentes também estarão presentes em blocos de Carnaval, realizando o controle de tráfego e organizando o fluxo de veículos.
Efetivo
O Detran-DF atuará com um efetivo de 180 agentes em 50 viaturas, 15 motocicletas, uma aeronave e oito guinchos. E as operações do tipo blitz poderão ser integradas com outras forças de segurança.
