O Instituto Brasília Ambiental publicou no Diário Oficial do DF (DODF), nesta quarta-feira (2), o resultado preliminar da terceira etapa do processo seletivo simplificado para contratação temporária de chefe de esquadrão e brigadista de prevenção e combate a incêndios florestais. No edital divulgado consta a lista dos candidatos classificados no teste de habilidade no uso de ferramentas agrícolas (Thufa) que atenderam aos critérios da seletiva e conseguiram obter nota superior a cinco pontos.
“Os brigadistas desempenham papel fundamental na proteção do meio ambiente. A seleção desses profissionais é fundamental, especialmente neste período de estiagem, quando os incêndios florestais tendem a se intensificar. Por isso, é muito importante que todos os candidatos se atentem aos prazos”, destacou a governadora em exercício Celina Leão.
Todos os candidatos que participaram da seleção, inclusive os desclassificados, podem interpor recurso contra o resultado preliminar desta etapa e o prazo de envio é até quinta-feira (3), às 13h. O formulário a ser preenchido está disponível no site no Instituto e deverá ser assinado, digitalizado (escaneamento ou fotografia) e enviado para o correio eletrônico ccbf@ibram.df.gov.br.
Os candidatos deverão ficar atentos ao fato de que serão desconsiderados os recursos com letras ilegíveis, contendo rasuras ou apresentados em desacordo com as exigências estabelecidas. Também não serão aceitos recursos enviados por via postal, protocolo administrativo, fora do prazo estabelecido ou em desconformidade com os critérios definidos no edital.
Após a análise dos recursos pela comissão organizadora do certame, a expectativa é que o resultado final seja divulgado na sexta-feira (4), com a convocação, em definitivo, dos classificados para a quarta etapa do processo seletivo, referente o Curso de Formação em Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.
“Estamos concentrando esforços na ampliação da nossa capacidade de resposta e também em democratizar o acesso ao processo seletivo. Oferecer o curso de formação dentro da seleção é garantir mais oportunidades a quem quer contribuir com a preservação do Cerrado”, destacou o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.
O treinamento terá carga horária de 40 horas semanais e será realizado em duas turmas: a primeira prevista para os dias 7 a 11 de julho e a segunda, entre 14 e 18 de julho.
As aulas teóricas ocorrerão no turno matutino (das 8h às 12h), no Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Samambaia, localizado na Rodovia DF-460, subcentro leste, Complexo Boca da Mata, Lote 1. Confira aqui a localização. E as aulas práticas, no turno vespertino, no Parque Distrital Boca da Mata, no Setor E Sul, de Taguatinga. Clique aqui para conferir a localização da Unidade de Conservação.
*Com informações do Brasília Ambiental