O Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Taguatinga e Ceilândia. Nesta quinta-feira (15), a governadora em exercício, Celina Leão, autorizou a contratação dos estudos técnicos e anteprojetos que irão embasar o futuro sistema de transporte coletivo na região.
O projeto prevê um traçado aproximado de 15 quilômetros, ao longo da Estrada Parque do Contorno (Pistão Sul e Norte) e da Avenida Hélio Prates, dois dos principais corredores de mobilidade urbana do Distrito Federal.

Durante o anúncio, Celina Leão destacou a importância estratégica do modal para o futuro do transporte público. Segundo ela, os estudos terão prazo máximo de 12 meses para serem concluídos. “Enquanto isso, já iniciamos conversas com bancos internacionais para o custeio dessa obra, que vai requalificar todo o centro. A proposta é que o VLT seja integrado ao Metrô, ampliando o número de pessoas atendidas. Essas cidades serão transformadas para melhorar a vida dos moradores e comerciantes”, afirmou.
A concorrência eletrônica prevê a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e dos anteprojetos de engenharia, com investimento estimado em R$ 7.244.611,49. Essa etapa inicial vai avaliar se o novo modal é viável do ponto de vista técnico, econômico e ambiental.
Os estudos também irão analisar alternativas de traçado, demanda de passageiros, custos de implantação, benefícios socioeconômicos e impactos ambientais. A partir desses dados, o GDF poderá definir o melhor modelo para a implantação do sistema.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, afirmou que o VLT será um instrumento de requalificação urbana para Taguatinga e Ceilândia. “O estudo já está pronto para ser contratado e permitirá implantar um veículo sobre trilhos na Hélio Prates, melhorando o transporte público da região. Essa é a continuidade do trabalho de requalificação, com mais acessibilidade e conforto para a população”, disse.
Caso a viabilidade seja confirmada, a empresa vencedora da licitação também ficará responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo, detalhando itens como estações, terminais, centro de manutenção, material rodante e sistemas operacionais.
De acordo com o cronograma, o edital foi disponibilizado no dia 13 de janeiro, com início imediato do recebimento das propostas. A abertura está prevista para 9 de março, por meio da plataforma do governo federal.
