O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou nesta terça-feira (8) um novo Espaço Acolher, que passa a funcionar na entrequadra 112/312 da Asa Sul. A unidade substitui a antiga, localizada no SMAS Trecho 3, e vai ampliar o atendimento a famílias em situação de violência doméstica.
Com capacidade para atender até 20 pessoas ao mesmo tempo, o local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O espaço, cedido pela Polícia Civil do DF, foi reformado e equipado pela Secretaria da Mulher, com investimento de R$ 250 mil.
A nova unidade conta com 130 m² e equipe formada por 12 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. O atendimento é gratuito e pode ser feito por encaminhamento judicial ou por procura espontânea, para maiores de 18 anos.

Segundo a governadora em exercício Celina Leão, o objetivo é descentralizar e democratizar o acesso ao serviço:
“Queremos oferecer acolhimento em rede e resposta rápida às mulheres vítimas de violência. Esse espaço é mais um reforço para a proteção da nossa população”, afirmou.
Os Espaços Acolher fazem parte da rede da Secretaria da Mulher e prestam atendimento psicossocial, orientação sobre direitos e apoio à responsabilização dos agressores. Somente em 2024, essas unidades realizaram mais de 16,6 mil atendimentos.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou que a proposta também inclui o acompanhamento dos homens envolvidos nos casos:
“Não dá para falar em proteção à mulher sem envolver o agressor. Esse espaço permite trabalhar os dois lados e prevenir novas situações.”
Atendimento em expansão
Além do novo núcleo no Plano Piloto, o DF já conta com outras unidades em funcionamento em várias regiões administrativas, como Ceilândia, Samambaia, Sobradinho, Santa Maria, Planaltina, Paranoá, Gama e Brazlândia. Todas oferecem atendimento multidisciplinar e gratuito à população.