Na manhã desta quarta-feira (2), policiais civis da 18ª DP (Brazlândia) prenderam preventivamente um homem acusado de aplicar golpes se passando por dono de chácaras para eventos na região. O suspeito foi detido em sua residência, no Sol Nascente, onde também foi cumprido um mandado de busca.
As investigações apontam que o golpista utilizava redes sociais, como Instagram e Facebook, para anunciar falsas locações de chácaras, utilizando fotos de propriedades reais situadas em Brazlândia. Ao entrar em contato com as vítimas, ele apresentava detalhes do suposto contrato e exigia um pagamento antecipado como garantia da reserva. No entanto, após o recebimento do valor, ele cessava a comunicação e desaparecia.
Para dificultar o rastreamento dos valores, o investigado utilizava “contas laranjas” cedidas por terceiros. Além disso, ele costumava realizar compras online e orientava as vítimas a depositar o valor da locação diretamente na conta do vendedor.
A 18ª DP iniciou as investigações após a denúncia de um morador de Brazlândia que caiu no golpe. No decorrer das diligências, os policiais identificaram pelo menos outras dez vítimas no Distrito Federal. O preso já possuía antecedentes criminais por estelionato.