Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 35ª Delegacia de Polícia, deflagrou nesta terça-feira (30) a Operação Fake Apple, em Brazabrantes (GO). A ação teve apoio da DOE, Dalop e Dipo da PCDF, além da Polícia Civil de Goiás (PCGO).
Um homem de 35 anos foi preso preventivamente e teve mandado de busca e apreensão cumprido. Ele é suspeito de integrar uma facção criminosa do Rio de Janeiro e de aplicar mais de 80 golpes virtuais no DF, causando prejuízo de mais de R$ 200 mil. Há indícios de vítimas também em outros estados.
Segundo as investigações, que duraram seis meses, o esquema consistia em clonar o perfil no Instagram de uma loja de celulares da Feira dos Importados, no SIA. O perfil falso, com cerca de 60 mil seguidores — muitos deles fantasmas —, superava em número a página oficial da loja, que tinha cerca de 40 mil.
A diferença estava no link da bio, que direcionava para um número controlado pelo golpista. Por meio desse contato, ele negociava com as vítimas, enviando fotos e vídeos falsos de produtos, sempre imitando a loja original.
O esquema também utilizava “conteiros”, responsáveis por movimentar os valores em contas de laranjas para dificultar o rastreamento. O suspeito foi encaminhado à carceragem da PCDF e está à disposição da Justiça.
