O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, enviou nesta terça-feira (12) uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contestando declarações em que o republicano citou Brasília como exemplo de capital violenta.
No documento, Ibaneis afirma que a percepção não condiz com a realidade e cita dados do Atlas da Violência 2024, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o levantamento, Brasília registrou, em 2024, taxa de 6,9 homicídios por 100 mil habitantes — a terceira menor entre as capitais brasileiras.
O governador também destacou políticas públicas de segurança e mencionou reunião recente com outros governadores para defender diálogo direto com o governo norte-americano, redução da tensão entre os países e ações coordenadas com o Congresso Nacional para evitar prejuízos à economia.
Contexto
As declarações de Trump ocorreram na segunda-feira (11), quando anunciou intervenção federal na segurança de Washington. Ele afirmou que a criminalidade na capital dos EUA superou a de diversas capitais no mundo, citando Brasília e a Cidade do México entre os “piores lugares do mundo”.
Em resposta, a prefeita da Cidade do México, Clara Brugada, informou que a cidade teve, em 2024, taxa de 10 homicídios por 100 mil habitantes — 60% menor que a de Washington, que registrou mais de 27 por 100 mil habitantes.