A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) emitiu um alerta sobre um novo golpe que está circulando na internet e nas redes sociais. Criminosos estão divulgando um suposto concurso público para o cargo de militar temporário do Exército Brasileiro, com provas marcadas para este domingo (13).
Segundo a polícia, os golpistas usam sites falsos com aparência oficial, como o endereço “eb.mil.governodobrasil.org”. Nesses sites, é pedido o pagamento via Pix para diferentes etapas da falsa inscrição, como testes físicos e emissão de provas.
Algumas vítimas relataram que chegaram a receber ligações com voz eletrônica, fingindo ser de representantes do Exército. Em um dos golpes, os criminosos indicavam até mesmo a sede da PCDF como local de prova, para dar mais credibilidade à fraude.
A PCDF esclarece que:
-
Esse concurso não existe;
-
O cargo anunciado é falso;
-
A sede da PCDF não será local de nenhuma prova;
-
Trata-se de um golpe.
A orientação da polícia é que quem tenha feito pagamentos ou fornecido dados nesse suposto concurso procure uma delegacia ou registre ocorrência na Delegacia Eletrônica pelo site www.pcdf.df.gov.br.
A PCDF também reforça que órgãos oficiais não cobram taxas por telefone ou mensagens. As investigações já começaram, e novas informações serão divulgadas à medida que avançarem.