A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, nesta sexta-feira (6), integrantes de uma associação criminosa especializada em furto de veículos durante a Operação Clausa Lux. A ação foi conduzida pela 8ª Delegacia de Polícia (Estrutural) após meses de investigação.
Ao todo, quatro mandados de prisão foram expedidos pela Justiça e cumpridos. Segundo a polícia, os suspeitos têm entre 18 e 24 anos e alguns já possuíam antecedentes por crimes patrimoniais.
Como o grupo agia
As investigações apontaram que o grupo atuava de forma organizada, com divisão de tarefas. Apesar de cinco ocorrências terem sido detalhadas, há indícios de que os presos estejam envolvidos em mais de 20 furtos de veículos no Distrito Federal.
Os crimes eram cometidos com rapidez. Os suspeitos chegavam aos locais em veículos ou bicicletas, estacionavam próximos aos carros das vítimas e conseguiam abrir e ligar os automóveis em poucos minutos, muitas vezes sem acionar alarmes.
As ações ocorriam principalmente em estacionamentos de empresas, galpões e vias públicas, inclusive durante o horário comercial, aproveitando a movimentação intensa para não chamar atenção.
Uso de carros furtados em novos crimes
A polícia também identificou que veículos furtados eram usados para apoiar novas ações criminosas. Em um dos casos, um automóvel subtraído foi localizado pouco tempo depois sendo utilizado em outro furto.
Com a análise de câmeras de segurança e o cruzamento de informações, a PCDF conseguiu identificar a participação de cada integrante do grupo.
Os presos vão responder por furto qualificado e associação criminosa.
ídeo
