A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 17ª Delegacia de Polícia, deflagrou nesta quarta-feira (4/2) uma operação policial para desarticular uma organização criminosa especializada na aplicação de golpes contra usuários de um site de comércio eletrônico.
As investigações tiveram início no começo de 2025, após o registro de 12 ocorrências policiais envolvendo vítimas que anunciavam a venda de aparelhos celulares de alto valor na plataforma digital. Segundo os relatos, após a publicação do anúncio, os vendedores eram contatados por supostos compradores que afirmavam que o pagamento seria realizado diretamente pelo site.
Após uma breve troca de mensagens, os criminosos encaminhavam às vítimas um e-mail falso, simulando a confirmação do pagamento pela plataforma. Em seguida, um motociclista era enviado até a residência dos vendedores para retirar o aparelho celular.
Depois da retirada do produto, as vítimas ainda recebiam uma nova mensagem solicitando o pagamento de uma suposta taxa ou comissão para a liberação do valor da venda. Mesmo após o pagamento, os vendedores percebiam que a transação era fraudulenta, ficando sem o aparelho e sem o dinheiro transferido.
Durante as apurações, a polícia conseguiu prender inicialmente um receptador dos celulares, que atuava na região central de Ceilândia. Ele foi autuado por receptação qualificada, e parte dos aparelhos subtraídos foi recuperada.
Com o avanço das investigações, os policiais identificaram sete integrantes do grupo criminoso, a maioria residente em Curitiba (PR), cidade para onde parte dos celulares era encaminhada. A polícia constatou ainda que, em apenas uma conta vinculada a uma plataforma de entregas, os criminosos solicitaram 47 corridas de motocicleta no Distrito Federal, o que indica a possível existência de outras vítimas.
Os investigados foram indiciados por 12 crimes de estelionato, na modalidade fraude eletrônica, além de lavagem de capitais e organização criminosa. Mandados de busca e apreensão foram expedidos contra dois líderes do grupo, ambos residentes em Curitiba, e estão sendo cumpridos nesta quarta-feira.
