A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia), deflagrou, na manhã desta sexta-feira (5), a Operação Colheita Blindada. Foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa especializada em furtos de celulares durante grandes eventos. As ações ocorreram em Ceilândia, Santa Maria, Samambaia e em São Luís (MA).
A investigação teve início após a prisão de um dos suspeitos na Festa do Morango de Brazlândia, em 2023. A partir desse caso, a polícia identificou outros envolvidos que, de forma estruturada e com divisão de tarefas, atuavam em shows e festividades de grande porte no Distrito Federal e entorno.
De acordo com a PCDF, o grupo criminoso possuía ao menos 16 integrantes. O esquema era dividido em núcleos: um responsável por furtar aparelhos, principalmente modelos de alto valor como iPhones; outro que fazia a guarda temporária dos celulares, dificultando a identificação dos autores; e um terceiro encarregado de desbloquear, revender e até realizar transferências fraudulentas a partir das contas bancárias das vítimas.
O trabalho investigativo apontou elevado grau de organização e sofisticação na atuação da quadrilha, que já havia se infiltrado em eventos como a Festa do Morango 2023, o festival Só Track Boa e a Parada do Orgulho LGBTQIA+.
Entre os alvos da operação, há pessoas com passagens por crimes como furto, roubo, tráfico de drogas, homicídio, receptação, estelionato e organização criminosa.