A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), deflagrou nesta quarta-feira (22) a Operação Off Service, que teve como alvo uma organização criminosa suspeita de aplicar golpes virtuais em todo o país. A ação contou com o apoio da Polícia Civil de Goiás (PCGO).
De acordo com as investigações, o grupo aplicava o chamado “golpe do reembolso”, utilizando dados de terceiros — inclusive de pessoas falecidas e menores de idade — para adquirir quase mil aparelhos celulares no site das Lojas Americanas. Após a compra, os criminosos solicitavam o reembolso alegando defeito ou arrependimento, mas não devolviam os produtos, causando prejuízo à empresa.
O esquema criminoso teria causado um dano superior a R$ 4 milhões entre 2021 e 2023, sendo mais de R$ 1 milhão apenas no Distrito Federal.

Durante a operação, as equipes da PCDF cumpriram dois mandados de prisão e três de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de celulares, notebooks, pen drives, uma pistola calibre .380 — com documentação irregular — e dois veículos de luxo, modelos BMW X6 e Volvo XC60.
O portador da arma foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

