A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Ambientais (DRCA/PCDF), deflagrou na tarde desta quarta-feira (26) a Operação Lex Animalia, ação voltada ao combate ao tráfico e à manutenção irregular de animais silvestres no Distrito Federal.
O mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma mansão localizada no Park Way, após investigações apontarem indícios de comércio ilegal e cativeiro de fauna silvestre.
Durante a ação, os policiais foram recebidos por um adolescente de 16 anos. Nos fundos da propriedade, a equipe localizou um viveiro em condições precárias, sem água ou alimentação, onde estavam 12 jabutis e um cágado. Outro animal foi encontrado solto em área cercada, sem possibilidade de acesso natural da fauna ao local.
Todos os animais foram apreendidos e encaminhados ao Hospital da Fauna Silvestre (HFAUS), onde passam por avaliação veterinária. Após o processo de reabilitação, serão transferidos ao CETAS/IBAMA, que fará a destinação adequada e o retorno seguro da fauna à natureza.
A Operação Lex Animalia integra as ações permanentes da DRCA/PCDF no enfrentamento ao tráfico de animais e à exploração ilegal da fauna, prática criminosa prevista no artigo 29 da Lei 9.605/1998. As investigações continuam com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos.
