Um incêndio atingiu 26 banheiros químicos instalados no gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no final da manhã desta terça-feira (9). O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) controlou as chamas rapidamente, mas a fumaça escura pôde ser vista de diversos pontos da região central da capital.
Um homem de 22 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar e levado para a 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte). Segundo a corporação, ele foi identificado pelas câmeras de segurança do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI). Durante a abordagem, não apresentou resistência e permaneceu em silêncio.
De acordo com a PM, após incendiar os banheiros, o suspeito se deslocou até a Rodoviária do Plano Piloto, mas retornou pouco depois para a área da Esplanada.
O delegado de plantão da 5ª DP, Sérgio Bautzer, afirmou que não há ligação entre o incêndio e o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus no Supremo Tribunal Federal (STF), realizado nesta terça-feira.
Inicialmente, havia a informação de que apenas cinco banheiros haviam sido atingidos, mas a perícia confirmou que o total foi de 26.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito, natural de Cabo Frio (RJ), vive em situação de vulnerabilidade social e reside no Centro Pop, na Asa Sul. Ele já tem passagens por porte de arma branca, furtos e violência doméstica.
Durante o interrogatório, negou envolvimento no crime, mas foi autuado por incêndio, cuja pena varia de 3 a 6 anos de prisão. As investigações apontam que a motivação teria sido a tentativa de retirar metais dos banheiros químicos para troca por drogas.
O homem permanecerá detido até a audiência de custódia.