Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira de Brasília, reúne centenas na Esplanada dos Ministérios

As celebrações pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida reuniram, ao longo deste sábado (12), centenas de pessoas na Esplanada dos Ministérios. Fiéis do Distrito Federal e Entorno se reuniram na área central da capital para celebrar a padroeira do Brasil e de Brasília em festa iniciada às 9h com a missa das crianças – em alusão à data comemorativa dos pequenos – e que se estendeu até o fim da tarde, com a procissão luminosa comandada pelo cardeal Dom Paulo Cezar Costa.

Missa solene foi celebrada, este ano, com uma novidade: a reativação dos sinos, que estavam sem tocar havia seis anos | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“É um evento que traz uma mensagem muito importante, que relembra às nossas crianças o momento de fé também”, afirmou a vice-governadora Celina Leão, que participou da missa solene. “Sabemos que Brasília é uma capital de muita fé, onde as pessoas vêm realmente para entregar o seu coração para Jesus.”

Celina Leão destacou também o trabalho do Governo do Distrito Federal (GDF) em prol das religiões, garantindo a regularização de mais de 600 templos de diferentes crenças na capital. “Sabemos que o país é laico e as pessoas têm a possibilidade de escolher a sua fé, então fazemos com muito orgulho a regularização dos templos religiosos, mostrando que a nossa capital tem liberdade para cultuar a sua fé”, definiu.

Grande encontro

Responsável por conduzir a solenidade final da festa, o arcebispo de Brasília interrompeu a participação no Sínodo no Vaticano só para estar presente à celebração de Nossa Senhora na Esplanada dos Ministérios, que já ocorre desde 1996. “Essa festa já é um encontro tradicional da nossa amada Arquidiocese de Brasília, onde o povo vem para celebrarmos juntos a nossa mãe, Maria, que é a padroeira do povo brasileiro”, definiu o cardeal.

Convite ao papa Francisco

Na celebração de Nossa Senhora Aparecida, o cardeal Dom Paulo Cezar e a vice-governadora Celina Leão anunciaram o convite que foi feito pela Arquidiocese de Brasília e pelo GDF para que o papa Francisco participe das comemorações dos 60 anos da capital federal, em 2025.

O arcebispo disse que as cartas foram entregues durante sua passagem pelo Vaticano. Já a vice-governadora explicou que o governador Ibaneis Rocha também pretende levar o convite em mão ao principal representante da Igreja Católica. “Ficamos na expectativa de que ele venha mesmo atendendo um pedido não só de Brasília, mas de todo o Brasil”, comentou Celina Leão.

 

Últimas