Uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 430 kg de maconha na manhã desta terça-feira (22), na BR-364, em Jataí (GO). Três pessoas foram presas.
A ação foi realizada por equipes da Coordenação de Repressão às Drogas da PCDF (CORD) e do Núcleo de Operações Especiais da PRF (NOE). Durante a abordagem, os policiais interceptaram dois veículos suspeitos: um Nissan Kicks, onde estavam escondidos fardos de maconha, e um Toyota Etios, que fazia o papel de “batedor”, alertando sobre barreiras policiais.
No total, foram apreendidos 430 kg de maconha e 1,2 kg de skunk, uma droga mais potente. Também foi constatada a adulteração de sinais identificadores no Nissan Kicks.
Os presos foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e adulteração de veículo. A ocorrência foi encaminhada inicialmente para a PRF de Jataí e, depois, para a Coordenação de Repressão às Drogas da PCDF.
Segundo a PCDF, a apreensão é resultado de uma investigação que já dura um ano e meio. O grupo criminoso é suspeito de furtar caminhonetes no DF e trocá-las por drogas em regiões de fronteira, como Ponta Porã (MS). Os veículos adulterados eram usados para transportar drogas até o DF, com estratégias sofisticadas para evitar a fiscalização.
A ação reforça a importância da integração entre as forças de segurança no combate ao tráfico interestadual de drogas.