Um acidente envolvendo um fio de fibra óptica energizado resultou na morte de João Victor Gontijo Oliveira, de 10 anos, na tarde de sexta-feira (19), em Anápolis, região central de Goiás. O caso ocorreu na Rua Noêmia, no Setor Vila Jussara, e foi registrado por câmeras de segurança.
O menino chegou a ser socorrido por um bombeiro militar que estava de folga. O subtenente Marcus Vinícius Regina da Silva relatou, em entrevista à TV Anhanguera, que passava pelo local quando viu a criança caída. Ele retirou o fio, iniciou manobras de ressuscitação e acompanhou o atendimento até a chegada do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). João Victor foi levado ao hospital, mas não resistiu.
O corpo do garoto foi sepultado no sábado (20), em Anápolis.
Investigações
De acordo com o delegado Cleiton Lobo, da Delegacia de Homicídios de Anápolis (GIH), a criança caminhava com um amigo quando se enroscou no fio, que estava descascado e não visível no local. “Ele recebeu a descarga elétrica e veio a óbito”, disse. O fio será periciado para identificar o responsável.
O perito criminal Paulo Turbay explicou que cabos de fibra óptica não conduzem energia, mas neste caso a fiação estava em contato com uma luminária do poste de iluminação pública, o que teria provocado a descarga elétrica.
Leia a nota da Equatorial Goiás na íntegra:
A Equatorial Goiás lamenta profundamente o acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira (19), em Anápolis, e se solidariza com a família neste momento.
A companhia informa que, assim que foi acionada pelo Corpo de Bombeiros, enviou imediatamente equipes técnicas ao local. Após análise, foi constatado que o fio envolvido no acidente era de telefonia e estava energizado em razão de contato com a luminária do poste de iluminação pública.
Para garantir a segurança da população, até que o município conclua a avaliação da luminária, a Equatorial atuou de forma preventiva, retirando o fio energizado.
A distribuidora reforça que permanece à disposição para colaborar integralmente com as autoridades nas investigações e fornecer todas as informações necessárias.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Goiás
