A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) suspendeu o funcionamento neste domingo (24) para fazer uma série de manutenções em toda a rede. Um desses trabalhos foi a troca de 27 dormentes de madeira na região da trincheira da estação Guará.
O dormente serve para manter a distância entre os trilhos, e pode ser feito de madeira ou de concreto. A peça trava a distância entre os trilhos e assenta o trilho ao longo do lastro. Essas peças estão espalhadas ao longo de 70 quilômetros de trilhos do metrô.
Por ser um serviço de alta complexidade, ele demandou a interrupção das atividades do transporte público à população. Os trabalhos iniciaram na madrugada de sábado e vão invadir a madrugada de domingo (24) para segunda-feira (25). Cabe lembrar que o Metrô-DF retorna às atividades a partir das 5h30 desta segunda.
“Nós estamos fazendo um processo de trocas de dormentes de regiões de aparelhos de mudança de via. A gente pode ver aqui, é uma região bem confinada. São dormentes de madeira que, eventualmente, a gente tem que parar para fazer a troca. Não são situações que apresentam riscos, mas ao longo do tempo eles vão se degradando. É a primeira vez que a gente faz uma interrupção desse nível aqui, nessa região, até por conta da trincheira. Vamos fazer uma troca de 27 dormentes para restabelecer o mais próximo possível das condições originais quando foi entregue o metrô”, explica o gerente de manutenção de via do Metrô-DF, Roberto Giuliani.
Segundo o Metrô-DF, a substituição garantirá mais vida útil aos trilhos e aos Aparelhos de Mudança de Via (AMV), além de trazer mais conforto e segurança para os usuários do sistema. “O AMV é a movimentação dos trens de uma via para outra. Nessas regiões, os dormentes são de madeira. Eventualmente são necessárias algumas paradas, principalmente em regiões que estão confinadas, aqui como essa trincheira [da estação Guará] para fazer essa troca de dormentes no intuito de garantir a estabilidade do AMV, garantir mais conforto e mais segurança também para o sistema”, complementa o técnico.
Um AMV é um conjunto de acessórios, máquinas e componentes que são projetados para permitir ao material circulante transitar de uma linha para outra, assegurando a continuidade da via para um determinado caminho. No mundo ferroviário o AMV, também é chamado de chave.
Manutenção constante
Segundo a Companhia, todas as atividades, todos os locais do metrô passam por manutenções preventivas, preferencialmente, e quando necessárias, corretivas. Tudo é monitorado diariamente, 24 horas por dia.