A primeira pesquisa oficial, sobre as eleições no DF, aponta o governador Ibaneis Rocha(MDB), pré-candidato a reeleição, liderando a corrida ao Buriti com 30% de intenção de votos do eleitorado brasiliense.
A pesquisa, realizada pelo Instituto Idea, encomendada pelo portal Metrópoles, foi divulgada nesta terça-feira(18), registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número DF-09593/2022.
O levantamento feito com 1.200 entrevistados, entre os dias 14 a 16 de maio, nas 33 regiões administrativas do Distrito Federal, mostra que Ibaneis crescerá ainda mais em um próximo levantamento.
Isto porque o senador José Antônio Reguffe (União), apontado abaixo de Ibaneis, com 10,6% dos eleitores, provavelmente não será candidato a governador.
A deputada federal Flávia Arruda (PL), que aparece em terceiro lugar, na corrida pelo Buriti, com 8,5%, também não será candidata ao governo, mas sim ao Senado, na chapa majoritária de Ibaneis.
Dito isso, os números da primeira pesquisa Idea, releva também um total esgotamento de todos os chamados pré-candidatos de oposição que pretendem disputar contra o governador. Todos estão longe de alcançá-lo.
A cinco meses para o pleito eleitoral, o somatório dos percentuais dos pré-candidatos como Rafael Prudente (PSB), Leila do Vôlei (PDT), Izalci Lucas (PSDB), Leandro Grass (PV), Keka (Psol),Magela (PT), Rosilene (PT) Lucas (DC) e João Vicente (PCdoB), não chega a 24% das intenções de votos.
A leitura dos números postos, indica, que o governador Ibaneis Rocha continua como franco favorito do eleitorado brasiliense para vencer as eleições em primeiro turno.
Fonte: RADARDF