A 5ª Delegacia de Polícia (5ª DP) de Brasília deflagrou hoje uma operação denominada “Operação VP”, com o objetivo principal de cumprir 25 mandados de buscas e apreensões expedidos pela 5ª Vara de Entorpecentes da capital.
Após seis meses de investigações, os esforços da Polícia Civil revelaram a existência de uma robusta associação criminosa que atua predominantemente na Vila Planalto e áreas adjacentes. Esse grupo criminoso, segundo informações, é especializado na distribuição ilícita de substâncias como cocaína, crack, maconha e uma variedade de drogas sintéticas.
O esquema de comercialização das drogas abrange áreas estratégicas da cidade, como a Esplanada, os Setores Hoteleiros e, claro, a Vila Planalto. Em uma ação coordenada, os mandados foram executados em diversos bairros, incluindo Vila Planalto, Samambaia, Jardim Mangueiral e até mesmo na cidade de Águas Lindas, localizada no estado de Goiás.
Um balanço preliminar da operação indica a prisão de 13 indivíduos associados à rede criminosa. O sucesso da operação reitera o compromisso da Polícia Civil em combater o tráfico de drogas e desmantelar organizações criminosas que afetam a segurança e o bem-estar da população brasiliense.