A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher I (Deam I) e do Instituto de Pesquisa e DNA Forense (IPDNA), solucionou a autoria de dois estupros com roubo em residência praticados no Distrito Federal. O primeiro ocorreu em Ceilândia, em 2014, e o segundo, em 2019, no Cruzeiro. O suspeito encontra-se preso temporariamente na carceragem da PCDF.
Conforme investigado, nos dois locais dos crimes, João Batista Aquino Pereira da Silva, de 37 anos, invadiu as residências mediante escalada, abordou as vítimas, durante a madrugada, praticou os estupros e, em seguida, subtraiu aparelhos celulares e fugiu.
Durante os Exames de Corpo de Delito das duas vítimas de estupro e roubo foram detectados vestígios de material biológico de origem masculina (espermatozóides). O IPDNA processou os vestígios nos dois casos e inseriu o perfil genético no banco de dados de DNA. Foi constatado que os vestígios pertenciam a um mesmo indivíduo.
Neste mês de setembro, a Deam I encaminhou um suspeito ao IPDNA para coleta de amostra biológica e comparação do respectivo perfil genético com os perfis genéticos dos crimes. O resultado foi a identificação do autor dos crimes de 2014 e 2019.
A divulgação tem caráter informativo, pois outras mulheres podem ter sido vítimas de crimes semelhantes praticados pelo mesmo suspeito. As vítimas devem procurar as unidades policiais e promover o devido registro da ocorrência para a investigação dos fatos.