Em uma ação conjunta, a 31ª Delegacia de Polícia, com o apoio do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e da Divisão de Operações Aéreas (DOA), deflagrou na manhã dessa quarta-feira (30), a Operação Favela. A ação visou desarticular uma organização criminosa que atuava em Planaltina e região, envolvida em diversos crimes, como tráfico de drogas, roubos, furtos, homicídios, extorsão e lavagem de dinheiro.
Ao todo, foram cumpridos 14 mandados judiciais, sendo 12 de prisão preventiva e dois de busca e apreensão de menores, além de mandados de busca e apreensão nas residências dos alvos, localizadas em Planaltina/DF, Sobradinho II e Planaltina/GO.
As investigações, que duraram meses, revelaram uma estrutura criminosa complexa, dividida em núcleos responsáveis por diferentes atividades ilícitas na região do Arapoanga.
Durante a operação, diversos suspeitos foram presos em flagrante, incluindo um indivíduo por tráfico de drogas e posse de munição. Além disso, dois adolescentes foram apreendidos por envolvimento em roubos e autuados em flagrante por receptação e uso de documento falso.
Um casal que emprestava seus bens para ocultar as atividades criminosas do líder da organização também foi preso.
Com a operação, a Polícia Civil do DF reforça o compromisso em combater o crime organizado e garantir a segurança da população. As investigações continuam em andamento com o objetivo de identificar e prender outros envolvidos na organização criminosa.