O Incêndio foi no Centro Universitário IESB na SGAS Quadra 613/614 da Asa Sul – Brasília/DF. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atendeu essa ocorrência na manhã desta quarta-feira 13/09 às 09h31.
Quando as equipes chegaram próximo do local já avistaram muita fumaça que saiam do telhado da instituição.
Ao adentrarem a edificação, os militares constataram que o serviço de brigada da instituição já havia orientado sua evacuação e estava preparando o sistema de preventivos fixos do prédio para que os Bombeiros pudessem trabalhar. A partir daí, os militares assumiram o cenário e se dividiram, de modo que uma equipe iniciou o combate às chamas, ao mesmo tempo em que a outra parte realizava uma busca minuciosa por possíveis vítimas. Após se certificar que não havia pessoas e ou animais no prédio, concentraram os esforços para debelar às chamas, atuando em mais de uma frente de combate, de modo que as salas vizinhas não fossem atingidas e que a própria edificação, não tivesse outras áreas comprometidas.
Durante o combate ao incêndio na parte interna da edificação, a equipe de emergência médica da corporação realizava atendimentos aos envolvidos no incidente, que porventura apresentaram algum tipo de problema.
Vinte pessoas apresentaram desconforto respiratório e ou dor de cabeça e foram atendidas em nossas viaturas. Porém, não houve necessidade de transporte ao hospital, sendo que uma delas por estar gestante, foi levada por familiares ao médico que já a acompanhava.
A integração entre os profissionais da instituição e os militares do Corpo de Bombeiros, foi crucial para o sucesso da operação.
De todo o pavimento daquele bloco, que era composto de dez salas, além dos banheiros, somente uma sala e parte do corredor foram danificadas.
Toda a operação incluindo o rescaldo durou cerca de 1h20 minutos.
A perícia do CBMDF foi acionada para o local.
A cena foi deixada aos cuidados dos responsáveis pela administração do imóvel.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal orienta a toda a população, que em caso incêndio ligue imediatamente para o número 193, informando o endereço correto do local sinistrado e se possível um ponto de referência conhecido. Orienta ainda, a jamais se aventurar tentando apagar as chamas por conta própria, o que o colocaria em situação de risco, podendo se tornar uma vítima.