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Secretária diz que União não pode ignorar o transporte semiurbano do Entorno

Secretária diz que União não pode ignorar o transporte semiurbano do Entorno
A secretária de Estado do Entorno, Maria Carol Fleury disse que o governo federal não pode seguir ignorando um dos mais graves problemas que afeta milhares de trabalhadores, como as constantes greves no sistema do transporte público semiurbano, de responsabilidade da ANTT

O terceiro dia de greve dos rodoviários da Empresa Taguatur, que atende Águas Lindas de Goiás, a cidade mais populosa do Entrono do DF, acendeu mais uma vez a luz de preocupações do governo de Goiás que luta nos últimos cinco anos pela consolidação de um consórcio, cuja participação é negada pela Agência de Transportes Terrestres (ANTT), órgão responsável pelo sistema de transportes semiurbano da região.

Carol Fleury de Lima, secretária do Entorno do Distrito Federal, pasta ligada ao governo do Estado de Goiás, disse nesta terça-feira (28), ao RadarDF, que a greve dos rodoviários da empresa Taguatur, afeta diariamente mais de 70% da população trabalhadora de Águas Lindas.

“Isso representa mais de 125 mil pessoas que deixam de ser transportadas pelo sistema semiurbano o que causa um prejuízo econômico à cidade e, principalmente aos usuários que trabalham em Brasília, os quais são obrigados a optar por um transporte pirata e inseguro”, disse.

A secretária afirmou que a crise do trasporte do Entorno só irá acabar no momento em que houver um consócio com tarifa técnica, subsidiada pelos governos de Goiás, do Distrito Federal e da União, embora o transporte semiurbano do Entorno, seja de total responsabilidade da Agência de Transportes Terrestres (ANTT).

“O governador Caiado já se colocou à disposição, desde o início do seu governo, para colaborar com um terço dos investimentos do consórcio, mas é preciso que o Governo Federal e o Governo do DF garantam igual participação.

Carol Fleury apontou que o transporte semiurbano do Entorno é muito caro, é de péssima qualidade, além de colocar a vida dos usuários transportados em constante perigo.

“As empresas utilizam ônibus velhos e atrasam salários de seus funcionários. No final, quem paga caro e fica prejudicado é a população usuária”.

A secretária informou que o governo de Goiás formatou a minuta do consórcio, mas até o momento a União não se manifestou sobre o assunto.

Caroline Fleury destacou que a questão do transporte público, nas cidades do Entorno, tonou-se um problema social difícil de ser resolvido se não houver o empenho de todos os setores de governos.

 

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